Adrian Ursilli, da MSC Cruzeiros: 'Cruzeiros participam apenas 2% no turismo: nosso potencial é de crescimento'
CEO da CVC Corp, Fabio Godinho, afirmou que a casa própria caiu no ranking dos desejos dos brasileiros e hoje a prioridade é viajar. Executivos participaram do Seminário LIDE | Turismo, em São Paulo.
Presidente da MSC Cruzeiros, Adrian Ursilli. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
O presidente da MSC Cruzeiros, Adrian Ursilli, afirmou que há potencial de crescimento do setor de cruzeiros no turismo brasileiro, mas é necessário segurança jurídica e incentivo. O executivo participou do Seminário LIDE | Turismo, realizado na CASA LIDE, em São Paulo nesta sexta-feira (30), que debateu oportunidades ao setor com empresários e autoridades.
"Segurança jurídica, judicialização e custos são os nossos maiores desafios, que não conseguimos resolver sozinhos, claro. Mas temos muitas oportunidades, já que os cruzeiros participam apenas 2% no turismo nacional. Ou seja, nosso potencial é de pleno crescimento, inclusive em ampliação de mercado de estrutural, com a construção de terminais".
Segundo presidente da CVC Corp, Fabio Godinho, o sonho de comprar a casa própria não é mais a prioridade do brasileiro: agora, viajar pelo Brasil está no topo da lista. "Hoje, a gente celebra que o turismo se recuperou da situação ocasionada pela pandemia. E traz ainda mais oportunidades ao mercado. E foco é conhecer o nosso país, viajar pelo próprio Brasil", afirmou.
Presidente da CVC Corp, Fabio Godinho. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), Siderley Santos, vice-presidente do Grupo Arbaitman, disse que o setor movimentou R$ 7 bilhões no primeiro semestre desse ano. "Os números mostram a importância e a relevância deste segmento para o Brasil. É inegável esse protagonismo".
Tomas Peres, CEO da Teresa Peres Tours, reiterou que o setor apresenta bons números e perspectivas de crescimento para os próximos anos. "As pessoas estão buscando experiência, pois entendem que viajar é um item de e para a qualidade de vida. E o setor tem uma responsabilidade para manter e ofertar possibilidades".
Co-chairman do LIDE, João Doria, ex-governador de São Paulo. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Momento positivo
Para o co-chairman do LIDE, João Doria, ex-governador de São Paulo e ex-presidente da Embratur, a retomada do setor deve priorizar o cliente. "Precisamos ter respeito e atenção aos consumidores, além de uma adequada precificação dos serviços oferecidos. Hoje, um dos maiores problemas do nosso setor é a projeção desigual do território nacional", disse.
“O Brasil precisa ter uma projeção nacional com a utilização de todo o seu território para o Turismo, não apenas São Paulo, Rio de Janeiro e o Paraná, com Foz do Iguaçu, que são os três maiores destinos de incoming de turistas no Brasil. Nós temos que ter esta exposição também amplamente distribuída no país, na região norte, nordeste, centro-oeste, região sul, para permitir que mais pessoas possam visitar o Brasil”, explicou João Doria.
A opinião compartilhada pelo ex-ministro do Turismo, Vinicius Lummerts, chairman do Grupo Wish. "No turismo, tecnologia gera empregos. Precisamos de um programa nacional de logística para estimular o setor, e garantir acesso ao viajante. O desenvolvimento econômico é, por si, uma questão moral, e nós temos uma responsabilidade".
Marcos Arbaitman, presidente do LIDE Turismo e curador do evento. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, disse que o poder público deve agir junto à iniciativa privada para estimular o setor de turismo. E o secretário de turismo da Cidade de São Paulo, Rui Alves, defendeu a realização de grandes eventos nacionais e internacionais, no Brasil, como forma de atratividade.
O presidente do Grupo Arbaitman, Marcos Arbaitman, presidente do LIDE Turismo e curador do evento, disse ser indispensável o diálogo entre empresários e o setor público para garantir o crescimento do setor. "Estamos aqui pelas pessoas, pelos viajantes. Nosso trabalho é para eles e, por isso, temos uma responsabilidade muito grande".
Seminário LIDE | Turismo aconteceu na CASA LIDE. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
O Seminário LIDE | Turismo tem patrocínio do Grupo BancoBrás, Maringá Turismo, Movida, MSC Cruzeiros. Apoio de CVC e Grupo JCA. Apoio institucional da Adav-SP Aviesp, Abracorp e Alagev. Os parceiros de mídia são Grupo Jovem Pan, Jovem Pan News, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, Hebraica, Tribuna Judcais, Menorali, Revista Israel, Revista LIDE e TV LIDE. Fornecedores oficiais são 3 Corações, Eccaplan, Natural One, Prata e Shift. Os operadores de tecnologia são NetGlobo, RCE Digital, TCL Semp e The Led.