Sankhya avança em sua estratégia de expansão e entra em gestão de despesas via aquisição do Espresso
Especializada em gestão de despesas, a startup mineira é a 7ª aquisição da Sankhya e chega para fortalecer a vertical de gestão da companhia.
Ao centro Guilherme Tângari e Fábio Antunes da Espresso junto com Fábio Tulio, André Brito,
Breno Riether e Felipe Calixto da Diretoria da Sankhya. (Foto: Divulgação)
A Sankhya, uma das principais desenvolvedoras de software de Gestão Empresarial (ERP) do País e criadora do conceito de plataforma EIP (Enterprise Intelligence Platform), anuncia a aquisição do Espresso, aplicativo e plataforma com uma das principais soluções especializadas em gestão de despesas e reembolsos no mercado brasileiro. O objetivo do negócio é integrar ainda mais as operações das duas empresas, oferecer aos clientes uma experiência de gestão mais fluida, eficiente e dar continuidade aos planos de expansão inorgânico da Sankhya.
Com esta aquisição, a Sankhya reforça sua posição no mercado e sinaliza mais um passo estratégico em direção ao seu conceito de plataforma inteligente de gestão, EIP, ampliando seu ecossistema de soluções. A chegada do Espresso ao Grupo Sankhya promete trazer mais soluções para otimizar a gestão dos negócios dos clientes e também abrir novas oportunidades de expansão de mercado.
De acordo com pesquisa realizada pela EIU (Economist Intelligence Unit), 93% dos executivos afirmam que desenvolver um sistema que possa agilizar a organização dos gastos empresariais é a única maneira de lidar com as incertezas orçamentárias. Nesse sentido, o mercado brasileiro tem acompanhado também um aumento de interesse em soluções de gestão de despesas, com resultado de vários M&A’s recentemente.
“Contar com o Espresso em nosso portfólio de soluções faz muito sentido do ponto de vista de negócios. Existe uma sinergia entre nossos perfis de clientes, que anseiam pela promoção de um sistema com soluções mais amplas. Sabemos que a gestão de despesas e reembolso é uma grande dor do mercado, seguida da integração de sistemas. Estamos focados e comprometidos a entregar uma ferramenta mais eficiente, que contemple, em um só lugar, as necessidades de todo e qualquer tipo de organização", afirma o CFO da Sankhya, André Britto.
Com quase oito anos de história, o Espresso consolidou-se como uma das principais soluções do seu mercado, acrescentando tecnologia no processo manual de reembolsos dentro das organizações. A empresa, que nasceu com esse objetivo claro, ampliou seu portfólio de soluções ao longo de sua trajetória e, hoje, oferece também soluções para gestão de pagamentos para fornecedores, cartão corporativo e conta digital. Com mais de mil clientes ativos de diversos portes e nichos, o Espresso tem em sua carteira clientes importantes, como Santander, Sony, BMG e Tiffany. A empresa movimenta, anualmente, cerca de R$ 500 milhões por meio de sua plataforma e a expectativa é dobrar esse valor após o M&A.
“Todas as empresas que foram adquiridas aceleraram ainda mais seus crescimentos e muitas vezes dobramos as vendas da adquirida. A Sankhya não apenas adquire a empresa, mas está comprometida em apoiar o desenvolvimento do ecossistema tecnológico do mercado e, por consequência, potencializar seu desenvolvimento. Além disso, enxergamos neste deal a oportunidade de expandir para começar a oferecer soluções de conta digital, cartão de crédito, e dar o primeiro passo para Sankhya entrar no segmento de fintech”, acrescenta Britto.
A Sankhya e o Espresso já compartilham mais de 150 clientes, incluindo nomes como Cepêra, Gran Coffee e Goiás Esporte Clube. Mantendo sua estratégia de M&A, assim como nas demais aquisições, a operação do Espresso não será absorvida e continuará a funcionar com independência, atendendo tanto clientes Sankhya quanto de outros mercados. Essa independência pode, inclusive, abrir novas portas para a Sankhya, atraindo potenciais novos clientes e vice-versa. "Nossa tecnologia de gestão de despesas, que inclui desde reembolsos de viagens até a utilização de cartões corporativos, será ainda mais integrada ao ERP da Sankhya. Isso possibilitará um avanço significativo na automação e na prevenção de fraudes de recibos, beneficiando tanto os clientes quanto os colaboradores", comenta o CEO do Espresso, Guilherme Tângari.
A Espresso também foi uma das primeiras empresas homologadas como parceiras a integrar o ecossistema da Sankhya e agora se tornará uma solução proprietária na composição das soluções de gestão empresarial oferecidas aos clientes.