Londres reforça abertura a empresas brasileiras na Bolsa de Valores
Tom Attenborough destaca liquidez recorde e reformas pró-investimento que fortalecem o papel global da London Stock Exchange.
O head de Negócios Internacionais e Mercados Primários da Bolsa de Valores de Londres (London Stock Exchange), Tom Attenborough, afirmou durante o LIDE Brazil Reino Unido Fórum que o mercado londrino vive um momento de alta liquidez e recuperação, após um ciclo de reformas que tornaram a captação de recursos mais ágil, flexível e acessível para empresas de diversos países — incluindo o Brasil.
Segundo Attenborough, a bolsa britânica movimentou mais de US$ 1 trilhão em capital e dívida neste ano, consolidando-se como o maior mercado europeu de captação. “Apesar da percepção de retração, Londres segue em expansão. Temos visto novas listagens e um aumento significativo de investimentos globais, especialmente em setores de crescimento e inovação”, afirmou.
O executivo destacou que, no período pós-Brexit, o Reino Unido revisou suas regras para facilitar o acesso de empresas a investidores e atrair companhias com modelos de negócio dinâmicos, inclusive startups. “Agora, as exigências para listagem são mais simples e modernas. Queremos que Londres continue sendo o melhor lugar do mundo para levantar capital”, explicou.
Head de Negócios Internacionais e Mercados Primários da Bolsa de Valores de Londres (London Stock Exchange), Tom Attenborough. (Foto: Felipe Gonçalves/LIDE)
Attenborough também defendeu a participação maior de investidores de varejo e fundos de pensão em ativos produtivos, com foco em inovação e sustentabilidade. “Estamos reformando o sistema para que o investidor comum tenha acesso a IPOs e possa participar da economia real, e não apenas de mercados especulativos como o de criptoativos”, disse.
Outro ponto abordado foi o avanço tecnológico da London Stock Exchange, que já opera com plataformas digitais baseadas em blockchain para fundos privados, e aposta em soluções de mercados híbridos — conectando o capital privado ao público com maior transparência e liquidez.
Para o Brasil, o executivo enxerga grandes oportunidades em sustentabilidade, fintechs e energia, áreas em que há sinergia entre as agendas de Londres e da América Latina. “Somos uma bolsa internacional por natureza e queremos fortalecer parcerias com mercados emergentes. O Brasil tem empresas com enorme potencial global”, declarou.
“Londres é o ponto de encontro entre capital e oportunidade. Queremos que mais companhias brasileiras façam parte dessa história”, concluiu Attenborough.
O LIDE Brazil Reino Unido Fórum tem patrocínio de Itaú, Banco BRB, Vale, NSI, Shell, Governo do Rio de Janeiro, Loterj e X-VIA; e apoio de Acciona, Ambipar, Warde Advogados e Grupo FS. Media partners: Jovem Pan News, Correio da Manhã, LIDE.com.br, Revista LIDE e TV LIDE. Transportadora oficial: British Airways. Hotel oficial: The Savoy. Operadora oficial: Maringá Turismo.