Inteligência artificial e Open Finance marcam nova fase da inclusão financeira, diz Magno Maciel
Executivo da X-VIA defende integração entre IA e finanças como motor de bem-estar econômico e elogia legado regulatório de Roberto Campos Neto no LIDE Brasil Reino Unido Fórum.
por LIDE
31/10/2025 | 14h00
- Atualizado em 31/10/2025 | 14h50
O executivo da X-VIA, Magno Maciel, afirmou durante o LIDE Brazil Reino Unido Fórum que a inteligência artificial (IA) e o Open Finance estão promovendo uma transformação estrutural no sistema financeiro global, com potencial para impulsionar o bem-estar econômico e ampliar o acesso da população a serviços financeiros. Ele destacou o papel do Brasil como referência mundial em inclusão digital e inovação regulatória, e fez um reconhecimento especial ao ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, “por tornar o país um exemplo global de arquitetura de dados e democratização financeira”.
“O Open Finance é muito mais do que uma arquitetura de dados — é um instrumento de inclusão e de bem-estar financeiro. Permite que as pessoas tenham transparência, acesso a melhores condições e o direito de serem donas de seus próprios dados”, afirmou Magno.
Representando a X-VIA, Maciel explicou que o Brasil hoje lidera uma revolução tecnológica que combina inteligência artificial generativa, open data e segurança digital. Ele citou dados do Banco Mundial segundo os quais a IA deve adicionar US$ 7 trilhões à economia global nos próximos dez anos, destacando o papel das empresas de tecnologia financeira nesse processo.
“A inteligência artificial é o maior salto de produtividade da história recente. Ela está redefinindo a forma como nos relacionamos com os dados e transformando a economia global em escala sem precedentes”, disse.
O executivo também apresentou a experiência da X-VIA como GovTech 100% brasileira, inspirada nas práticas de segurança e interoperabilidade digital da Estônia, reconhecida como uma das nações mais avançadas do mundo em cybersegurança. “Segurança é o pilar central da confiança tecnológica. No sistema financeiro, essa responsabilidade é ainda maior, pois envolve o patrimônio e a renda das pessoas”, pontuou.
Durante sua fala, Maciel mostrou como a empresa está aplicando IA conversacional em soluções práticas de assistência financeira. Ele citou o caso da assistente virtual “Angélica IA”, capaz de interagir por texto ou voz com usuários, oferecendo melhores opções de crédito, pagamento e gestão financeira. “Estamos caminhando para um mundo onde não acessamos mais dados — conversamos com eles. Esse é o futuro da inclusão digital”, afirmou.
Executivo da X-VIA, Magno Maciel. (Foto: Felipe Gonçalves/LIDE)
O representante da X-VIA destacou ainda que inclusão financeira começa com inclusão digital e que a sinergia entre governo digital, fintechs e setor público é fundamental para expandir o impacto social da tecnologia. “Estados brasileiros como Alagoas já estão mostrando, com nossas soluções, como a digitalização pode simplificar serviços e melhorar a arrecadação pública com transparência e personalização”, explicou.
Maciel concluiu sua fala defendendo que Open Finance e IA são tecnologias de propósito geral, que servirão de base para uma nova geração de produtos e experiências hiperpersonalizadas — tanto para o setor financeiro quanto para o governo.
“A tecnologia é o novo tradutor universal da inclusão. A inteligência artificial será o elo entre pessoas, dados e oportunidades”, finalizou.
O LIDE Brazil Reino Unido Fórum tem patrocínio de Itaú, Banco BRB, Vale, NSI, Shell, Governo do Rio de Janeiro, Loterj e X-VIA; e apoio de Acciona, Ambipar, Warde Advogados e Grupo FS. Media partners: Jovem Pan News, Correio da Manhã, LIDE.com.br, Revista LIDE e TV LIDE. Transportadora oficial: British Airways. Hotel oficial: The Savoy. Operadora oficial: Maringá Turismo.
O Portal utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.