Futuro do trabalho: 55% dos executivos afirmam que habilidades de IA aumentam chances de promoção

Segundo o estudo, a IA proporcionou um alívio significativo para profissionais de diversos setores em 2024.

authentic-small-youthful-marketing-agencyFuncionários afirmam que a IA já os ajudou a obter um aumento salarial ou uma promoção. (Foto: Freepik)

Uma pesquisa global da Freshworks, companhia líder mundial em softwares empresariais impulsionados por IA, revelou que o uso de Inteligência Artificial (IA) no trabalho está aumentando a satisfação dos colaboradores, ajudando na retenção de empregos e remuneração, e até mesmo expandindo perspectivas de carreira.

De acordo com o levantamento, que entrevistou mais de 4.000 trabalhadores e tomadores de decisão de diferentes departamentos e indústrias nos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Austrália, Nova Zelândia e Índia, 55% dos líderes buscam habilidades de IA ao considerar promoções de seus colaboradores.

O estudo ainda revela que 38% dos funcionários disseram que a IA já os ajudou a obter um aumento salarial ou uma promoção, e ainda mais 46% disseram que considerariam trocar seus empregos atuais por funções que melhor aproveitassem a IA.

A pesquisa da Freshworks cobriu uma ampla gama de funções — de colaboradores individuais (23%) e gerentes (29%) a executivos (15%) — em departamentos principais, como TI, finanças, vendas, recursos humanos, atendimento ao cliente e marketing.

Fim do trabalho chato?

Segundo o estudo, a IA proporcionou um alívio significativo para profissionais de diversos setores em 2024: ela economizou mais tempo para as pessoas, mas também restaurou o propósito e a positividade no trabalho.
De acordo com a pesquisa da Freshworks, quase todos os funcionários (98%) disseram que já estão recuperando tempo em seu dia de trabalho por causa da IA, e estão reinvestindo esse tempo de três maneiras: sendo mais produtivos (71%), fazendo um trabalho mais criativo ou complexo (66%) e treinando ou orientando outros funcionários (67%).

No entanto, 38% dos trabalhadores afirmam que nunca seriam capazes de acompanhar a sua carga de trabalho se não fosse pela IA – aumentando para 49% no caso da liderança.

Por essa razão, quase todos (92%) os profissionais desejam direcionar alguma parte de seu trabalho para a IA. A pesquisa da Freshworks ainda mostra que 57% dos funcionários acreditam que a IA nunca eliminará funções, apenas transferirá responsabilidades.

De acordo com Mika Yamamoto, Diretora de Marketing e Cliente da Freshworks, a pesquisa sugere uma mudança para uma nova fase da IA. ““A IA que prioriza as pessoas não substitui as pessoas, ela trabalha junto delas. Ela pode transformar organizações removendo o trabalho repetitivo e acelerando a produtividade, permitindo que as pessoas façam mais com menos, melhorando a satisfação do cliente e do funcionário. A IA também está liberando tempo e recursos para reinvestimento em inovação e trabalho mais estratégico”, afirma Mika.